sexta-feira, 4 de maio de 2012

A melhor amiga do criador de aves =D

Boa noite !

Hoje foi dia de fazer o que já à muito tinha planeado fazer. Cada vez que vinha a tarefa de soprar as cascas das sementes dos comedouros lembrava-me do projecto pendente que tinha entre mãos.
A seguir ao jantar fui com a minha ajudante (namorada) ao Aki comprar o material necessario para fazer uma máquina de limpar sementes.
Depois de falar e ver que alguns criadores optavam sempre por este modelo para limpar as sementes então decidi pelo mesmo. Pois equipa que ganha não se mexe na tactica :)
Os materiais que comprei foi os seguintes:

- 3 metros de tubo de pvc de 40mm de diametro (3 metros pk saiu mais barato assim) só tinham tubos de 1 e 3 metros, 1 metro custava 3,85 euros e 3 metros custou 6.45 euros;

- 2 forquilhas de pvc com 40mm de diametro com o custo de 1.50 euros;

- 2 curvas com angulo de 90º e de 40mm de diametro que custou cada unidade 0.77 centimos;

- 3 meias curvas, cujo angulo é de 45º e de 40mm de diametro com o valor de 0.80 centimos.

Faltou ainda comprar foi o secador com a medida para caber na extremidade do tubo e um funil.

Passo a mostrar as peças que comprei tirando só o tubo que já o tinha começado a cortar.





Aqui está as peças que referi mas depois já explico o que me correu mal na compra para nao acontecer a mais ninguem que queira fazer uma excelente obra prima para a vida.

Depois de cortar o tubo de pvc em tres medidas que vão estar na fotografia a seguir, coloquei tudo já no local de encaixe das respectivas peças.




Na fotografia em caso de nao se perceber eu passo a dar as medidas.

- 1 tubo com 27cm de comprimento;

- 1 tubo com 45cm de            "         ;

- 1 tubo com 75cm de            "         .

No final ainda cortei mais um com 30 cm para colocar no local onde vai entrar a secador.




Já começava a ganhar forma em 5 minutos que é ainda o mais interessante. Extremamente fácil de fazer e só era preciso utilizar um serrote e uma fita metrica.
Agora só faltava encaixar as peças e eis que vem o pormenor em que tive pouca atençao mas já tinha reparado quando cortei o tubo de pvc nas medidas.
Se repararem no tubo que tem os 45 cm ele só tem encaixe para uma forquilha, neste caso ficou para a de cima ate ir comprar uma uniao amanha ou ficar ate dar com fita como acabei por fazer pk a vontade era enorme de ver os resultados.



Aqui está uma vista de tudo já montado e já exprimentada com um secador da minha mamacita e um funil que tinha cá por casa.


Em relação a este projecto só tenho a agradecer á primeira pessoa que o fez e deu a conhecer a todos os que já teem e aos que como eu andam / andavam para fazer. Pois excedeu as minhas expectativas e juro nunca mais ir ficar sem folego depois de tratar dos comedouros da passarada toda.



Aqui vesse bem onde tive que colocar fita cola derivado ás partes nao encaixarem uma com a outra.
Depois de tudo perfeito volto a colocar mais fotos finais e fotos dos resultados brilhantes que esta maquina dá. Hoje como foi para exprimentar só acabei por limpar 6 comedouros em menos de um minuto, fantástico não é...!

Isto tudo por hoje ficou em 13.39 euros.

Peço tbm desculpas ao grande inventor deste projecto por eu ter modificado medidas mas só posso dizer que está a funcionar 5* ficou tudo afinado e nao escapa nada para o lado errado.

Cumprimentos e resto de boas criações.











2 comentários:

  1. Olá,
    Ainda não testei este modelo de soprador, mas vou te recomendar o que estou usando.
    É muito bom! http://avesdoronaldo.blogspot.com.br/2012/04/soprador-de-sementes.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas !
      Já estive a ver o seu modelo mas nao posso dizer nada porque nunca experimeitei esse modelo e para ser sincero ainda nem tinha visto nada assim, mas acredito que tambem seja bom. Este que fiz tenho a certeza que é muito bom porque ainda hoje o voltei a experimentar e com 95% de eficiencia como esperava. só as cascas das sementes de aveia é que saiem só na segunda passagem por completo.

      Eliminar