quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ñ sei o k se passa !!!

Boa noite !

Não sei o que se passou com tres das minhas aves, crias desde ano já.
Aves já na voadeira com mais de 50 dias a morrer..
Numa manha tinha uma ave morta e dois irmaos já todos enrrufados. Separei as duas aves que vi suspeitas e uma acabou por me morrer na mao ao final do dia quando a retirei da gaiola onde já estava a ser tratada com ZOOSERINE por suspeita de ser a doença da "faca", não sei se bem ou mal, pois sou iniciante nestas andanças.

As aves sao todas do mesmo casal que na primeira postura tirou quatro aves, mas duas já foram.. Uma está em tratamento mas com pouca esperança de se safar e a outra esta na voadeira sem apresentar qualquer problema..

Não sei se alguem me pode ajudar no que será isto ! já vos aconteceu ?

A ave estou a trata-la com o dito ZOOSERINE e VITA B na agua que é mudada todos os dias mas que só leva dia sim dia nao a VITA B.
Forneco á ave a mistura normal de canarios e mais alpista pk ela parece gostar mais só da alpista. Tbm germinado dia sim dia nao..
No dia que nao dou a vitamina B leva o germinado e tbm tenho para ela uma mistura com o nome de TRIAVEX que dá tbm bons resultados no combate á doença da faca.

Em relaçao aos pais das aves em questao o ano passado já criaram juntos, embora nao tivessem tido muitos ovos galados no ano que passou nunca morreu nenhuma ave. Pois tenho os filhos todos do ano passado e os que nao tenho estao em familiares meus e nunca deram xatices nenhumas. Não sei mesmo o que terá sido isto este ano !!!

A ave que está em tratamento apresenta as penas do rabo descaidas, dorme sobre as duas patitas e passa o tempo enrrufada mesmo quando está a comer. O peito apresenta-se em forma de faca e as patitas estao mais brancas do que o normal nos canarios. As feses da ave por vezes são brancas/acastanhadas com um pouco de preto como tbm sao pretas com um leve traço ou pinta branca.. Nao sei se isto quer dizer alguma coisa tbm ou nao !?
As asas por vezes tbm se encontram descaidas mas não é muitas vezes ao dia, depende...
A ave a dormir tbm apresenta uma respiraçao/batimento muito forte em que por vezes parece ate ter soluços mas nao acorda, só abana =(

Agradeço imenso a quem me puder ajudar e desde já um obrigado a quem me vai seguindo neste meu pequeno blog.

Cumprimentos,
Fábio Mendes


2 comentários:

  1. Bom dia,
    Caríssimo apesar do seu apelo no meu bloque não o poderei ajudar muito pois o facto das aves terem a "doença da faca" apenas significa que estão fracas. O branco das fezes mais não é do que a urina das aves. Geralmente e quando não sei qual o mal de que as aves padecem costumo fazer tratamento com um antibiótico de largo espetro. Felizmente tenho resultados positivos em mais de 95/98% das situações.
    Você menciona uma coisa que NUNCA se deve fazer que é dar às aves vitaminas logo após o tratamento feito com antibióticos; deve-se esperar sempre no mínimo três dias antes de se dar as vitaminas pois ao darem-se as vitaminas logo a seguir ao antibiótico podemos estar a "fortalecer" os vírus que se pretendia eliminar.
    Resumindo no seu lugar, e na impossibilidade de mandar analisar as fezes das aves eu daria o tal antibiótico de largo espetro (o Sulfaprime, da Zoopan é o que utilizo)seguindo as recomendações da bula e três dias após o tratamento ministraria um bom polivitaminico, isto apenas para as aves afetadas.
    Boa sorte.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Sr Armindo

    Desde já um muito obrigado por ter respondido tao rapido ao meu apelo e um pedido de desculpa de só agora eu lhe poder responder, pois vi a sua resposta mas tbm já nada havia a fazer porque a ave faleceu na mesma noite em que lhe pedi tao grande ajuda.

    Agora em relacao a eu dar a vita b juntamente com o zooserine foi porque um criador me respondeu por email a dizer que era assim que se devia fazer. Isto ainda antes de eu ter o blog e ter adquirido uma ave o ano passado na ovibeja que trazia este problema e pedi ajuda a alguns criadores.

    Ainda tenho o email do criador mas nao divulgo nome porque por acaso esse mesmo agora é seguidor deste meu blog e nao sei se fez de preposito ou se tbm nao sabia, nao sei...

    O que me tinha sido dito era zooserine durante 5 a 6 dias e todos os dias vita B derivado ao antibiotico ser muito desgastante e ate podia dar uma gota do vita B no bico por cada comprimido dado á ave.. Isso nunca o fiz e só dava na agua na maneira já referida..

    Já fiquei a par que estava errado da forma como eu precedia e agradeco-lhe imenso Sr. Armindo..
    E já agora em relaçao ao polivitaminico qual me aconselha ? sei que cada caso é um caso.

    Mais uma vez obrigado pela ajuda e partilha de informaçao e só tenho muito a aprender com o Sr.

    Cumprimento e resto de boas criações

    ResponderEliminar